WhatsApp

15 9 99674.8667

Piedade SP
Ex-presidente Lula nega "confissão" sobre mensalão - Jornal Destak

Política

21/05/2015 às 17h54 - Atualizada em 21/05/2015 às 18h06

Ex-presidente Lula nega "confissão" sobre mensalão

administrador
São Paulo - SP
FONTE: Congresso em Foco

(Foto: Reprodução)

O Instituto Lula contestou o teor da reportagem do jornal O Globo, publicada nesta sexta-feira (08/05), sobre o lançamento do livro Uma ovelha negra no poder, fruto de cem horas de relatos do ex-presidente do Uruguai José Mujica (2010-2015) a dois jornalistas uruguaios. Em um trecho sobre encontros entre Lula e Mujica, diz o jornal, o uruguaio “relata que, ao falarem sobre o escândalo do mensalão [...] o petista lhe teria dito que aquela era ‘a única forma de governar o Brasil’”. Lula nega a informação e menciona que, mais tarde, o portal G1, das Organizações Globo, “desmente” o que foi publicado no impresso.

Em notícia publicada à tarde, o G1 registra o que foi dito por um dos autores do livro, o jornalista Andrés Danza, sobre o assunto. O portal perguntou aos jornalistas uruguaios se, ao falar sobre “a única forma de governar o Brasil”, Lula teria se referido especificamente ao mensalão. “Não. Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ [praticadas durante seu mandato] e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’”, respondeu Danza, por e-mail.

Lula reagiu à notícia tão logo ela foi veiculada no G1, com a declaração do jornalista. “Lamentamos que, uma vez mais, a imprensa brasileira se utilize de imprecisões para gerar interpretações equivocadas e divulgar mentiras”, reclama o Instituto Lula, em registro feito em seu site no final da tarde desta sexta-feira (08/05).

Como registra a reportagem impressa de O Globo, o Instituto Lula havia pedido, depois de procurado pelo jornal, “que as palavras de Mujica não fossem reproduzidas parcialmente”. O G1 lembra, como já fizera o jornal, que a conversa entre Lula e Mujica foi presenciada pelo ex-vice-presidente uruguaio Danilo Astori, a semanas da posse de Mujica como presidente, em 2010.

“No texto, antes de reproduzir o diálogo, os escritores relatam que, durante o mandato como presidente, Lula teve de enfrentar um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil, o mensalão”, explica o portal.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 14 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium